Seria o povo brasileiro digno dos juízos de Deus?

 Seria o povo brasileiro digno dos juízos de Deus? A que compararíamos esta geração?

 

Para falarmos de juízo de Deus, necessitamos de uma referência, parâmetros que tragam discernimento para tais julgamentos.

Partindo do conhecimento das escrituras sagradas e dos fatos narrados pela história, obtemos a base para esclarecermos quanto ao tempo presente. E então, sabermos qual rumo temos tomado e se essa direção condiz com a justiça de Deus.

Pela justiça de Deus conforme as escrituras sagradas, o SENHOR não julga o justo juntamente com o ímpio. E para elucidação, observemos a ação de Deus com dois povos: os hebreus e os ninivitas.

O povo hebreu, conforme a narrativa bíblica, refere-se ao povo escolhido de Deus, o qual Ele separou  para fazer deles uma nação potente, nação que representasse a sua justiça. E o povo ninivita era um povo estrangeiro aos hebreus, da capital da Assíria, que não pertencia a sUa aliança.

Conforme a historia dos hebreus, nos inteiramos de como Deus tratou severamente a seu povo quando eles se distanciaram da sua justiça e passaram a praticar as mesmas obras dos povos estrangeiros que adoravam outros deuses. Pois, o povo hebreu se trata de um povo que recebeu de Deus a libertação da escravidão do Egito com grandes maravilhas, de forma a mostrar a eles que sob mão poderosa foram libertos (Êxodo 6:3-8), e em todo tempo debaixo da segurança do Altíssimo. Após serem libertos da escravidão receberam as tabuas da lei por intermédio de Moisés (Êxodo 20:1-17/ 34:27,28), e em Josué passaram a tomar posse da terra prometida, a saber Canaã (Josué 14:1-5). Agora a nação Israelita passa a habitar a terra tomada dentre os inimigos de Deus, e os juízes passam a julgar de acordo com Lei traga por Moisés. No entanto, ao passo de um tempo, após a morte de Josué, a nova geração que habitava a região de Canaã, a nova geração israelita, passa a viver conforme os povos vizinhos, como se eles não tivessem uma lei que julgassem entre eles (Juízes 2:11-23). Então, por apartarem-se do Deus de Israel, eles tornam-se subjugados por outros povos; os midianitas e filisteus. Contudo, quando eles percebiam que tinham pecado contra Deus, clamavam a Ele pedindo misericórdia, e o SENHOR levantava seus servos e os livrava das mãos de seus dominadores (Juízes 10:10-16). Ainda não satisfeitos com a justiça de Deus, o povo hebreu começa a pedir ao profeta do SENHOR, Samuel, um rei para que governasse sobre eles, e assim rejeitam a Deus (1Samuel 8:6-9). O SENHOR levanta um rei para o seu povo, conforme eles pediram, porém, esse rei ainda não era um governo conforme o sEu coração (1Samuel 13:13,14). Mas, ao passar de mais algumas historias, o SENHOR levanta Davi, servo segundo o seu coração (Atos 13:22/1Samuel 16:1-13), e este obtém um filho no qual herda o seu reino e passa a julgar a nação com justiça e prosperidade, a saber, Salomão, no entanto, ao fazer contrário o SENHOR o havia orientado, ele passa a envolver-se com mulheres estrangeiras que serviam a deuses estranhos, e seu coração passa a apartar-se de Deus (1Reis 11:1-8), e então o SENHOR divide o Reino de Israel. Mas, por amor ao servo Davi, e conforme a sua promessa, de que não faltaria herdeiro em seu trono, o SENHOR preserva parte do seu reino ao filho de Salomão, Roboão, a saber as tribo de Judá (1Reis 11:9-36). Com essa divisão no reino de Israel o povo passa pelas mãos de muitos reis, e a fragilidade de um reino que outrora fora grande passa a ser notada, novamente pelo domínio de outros reinos,  agora, impérios potentes passam a subjugá-los. E então o povo hebreu passa por novos tratamentos até que reconheçam qual fora o Deus, todo poderoso que os tirara do Egito com toda sorte de maravilha. (Daniel, capítulo 9/ Mateus 23:37-39).

Analisando o livro de Jonas, vemos a narrativa de um personagem que foi direcionado a Nínive, capital da Assíria, com o propósito de proclamar àquela cidade que ela seria destruída, pois a sua malícia havia chegado a Deus. E quando Jonas prega a eles a destruição que em quarenta dias viria sobre eles, crendo os ninivitas na mensagem de Jonas, proclamaram um jejum, e vestiram-se de pano de saco em sinal de humilhação. Igualmente o rei, ao chegar essa notícia a ele. E por mandato do rei, proclamou-se em Nínive jejum a todos os seres vivos, e que fossem cobertos de pano de saco, e clamassem fortemente a Deus e se convertecem cada um do seu mal caminho e da violência que havia em suas mãos. E por ver Deus o que fizeram, como se converteram de seu mal caminho, Deus se arrependeu do mal que tinha dito que faria e não fez.

É interessante notar na mensagem que ele diz a Jonas no final dessa historia.  O SENHOR pergunta a Jonas: não teria Ele (o SENHOR) compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais?

Contudo, ao receberem os ninivitas a mensagem de Deus proclamada por intermédio de Jonas, creram no que Jonas pregara e se arrependendo converteram-se cada um de sua maldade. Dessa forma a compaixão do SENHOR fora com eles. Porque eles eram um povo mal, perverso, mas ignorante acerca do juízo de Deus, porém, quando tomaram conhecimento da destruição que o SENHOR traria sobre eles; temeram, se humilharam, claramaram a Deus e converteram-se da maldade.

Comparando uma nação com a outra, com o povo hebreu, Deus o liberta, separa, prepara, fortifica, cumpre suas promessas e os trata com disciplina para que não se perca de todo. E com uma nação estrangeira que não o conhece, mas chega ao limite de seus atos, Deus os avisa sobre sua destruição a fim de que tomem conhecimento, e no caso de haver arrependimento o SENHOR tem compaixão e muda sua sorte.

Concluímos portanto, com a historia dessas duas nações, que Deus com o seus escolhidos os discplina para que eles não se percam de todo. E com uma nação que não pertence à sua aliança, nem são seus herdeiros, Ele a tolera, até que seus atos maléficos cheguem a Ele, e assim Ele envia sua destruição, mas antes Ele as deixam avisadas. E, conforme o caso da capital Assíria, vemos que o arrependimento verdadeiro pode mudar a decisão de Deus.

 

Por fim, cabe ainda lembrar da história de Sodoma, que chegaram no ápse de suas ações e receberam da parte de Deus a destruição que mereciam. E mais, Ló, sobrinho de Abraão, homem justo, de lá foi retirado pelos anjos de Deus antes da destruição. (Gênesis 18:16-33; 19:1-29).

 

Tomando uma declaração um pouco mais recente, vejamos o que o Senhor Jesus diz:

Mateus: 12. 38. Então alguns dos escribas e dos fariseus, tomando a palavra, disseram: Mestre, queremos ver da tua parte algum sinal. 39. Mas ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas; 40. pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. 41. Os ninivitas se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui quem é maior do que Jonas. 42. A rainha do sul se levantará no juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui quem é maior do que Salomão. 

 

Mateus: 11. 20. Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operara a maior parte dos seus milagres, o não se haverem arrependido, dizendo: 21. Ai de ti, Corazin! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito elas se teriam arrependido em cilício e em cinza. 22. Contudo, eu vos digo que para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no dia do juízo, do que para vós. 23. E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o hades descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. 24. Contudo, eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti. 

 

Lucas: 13. 1. Ora, naquele mesmo tempo estavam presentes alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios deles. 2. Respondeu-lhes Jesus: Pensais vós que esses foram maiores pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? 3. Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. 4. Ou pensais que aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? 5. Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. 

 

Tratando da nação brasileira, o que esperar para o povo, seja crente em Deus ou não?

 

Ao povo remido, pertencente a Aliança da cruz do calvário, a seguinte mensagem nos cabe:

 

1 Pedro: 4. 14. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. 15. Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios; 16. mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome. 17. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus? 18. E se o justo dificilmente se salva, onde comparecerá o ímpio pecador?

 

E quanto a esta geração, também cabe certa reflexão:

 

Lucas: 12. 51. Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, eu vos digo, mas antes dissensão: 52. pois daqui em diante estarão cinco pessoas numa casa divididas, três contra duas, e duas contra três; 53. estarão divididos: pai contra filho, e filho contra pai; mãe contra filha, e filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra. 54. Dizia também às multidões: Quando vedes subir uma nuvem do ocidente, logo dizeis: Lá vem chuva; e assim sucede; 55. e quando vedes soprar o vento sul dizeis; Haverá calor; e assim sucede. 56. Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo? 57. E por que não julgais também por vós mesmos o que é justo?

 

Ao observarmos o tempo presente, em nossa nação, já temos visto muitos escândalos, seja no meio dos crentes ou ímpios. E se formos apenas considerar as ações dos cristãos é de se ficar de "cabelos em pé" porque professão o que não vivem. E se aprofundarmos na história veremos que se trata de uma igreja apostata de sua raiz, pois se oficializa como representante de Deus quando na verdade não passa de uma impostora. Portanto, o quê poderia se esperar sobre seus descendentes?

 

Em suma, se formos citar aqui todos os feitos dessa igreja impostora e suas filiais caberia ainda mais páginas, entretanto, pode ser assunto para a continuidade desse tema em uma outra matéria. Contudo, a todos quero deixar um alerta:

 

A palavra do Senhor foi enviada a todos, no entanto, o testemunho devido não é manifesto por todos, de forma a elucidar o verdadeiro caracter de Cristo. Entretanto, temos a cada tempo manifesta as obras dos homens que através da experiência vinda da historia, nos traz discernimento quanto ao que é certo e errado. A própria natureza revela Deus, sendo assim, os homens tornam-se indesculpaveis diante dEle.

E quanto ao tempo de hoje, sendo já chegada a hora da meia noite, salva-ser-á todo aquele que se precaveu com o azeite (com o Espírito da palavra do Senhor). Ou seja, se já temos nos alertado quanto ao tempo presente, devemos voltar ao Evangelho e nos prepararmos para a vinda de nosso SENHOR.

E que o nosso Testemunho seja a luz que resplandece nas trevas, e assim glorificado seja o nome de nosso Deus.

Logo mais ocorrerá a queda da Babilônia e para não sermos destruídos com ela temos que removê-la de nossa mente.

 

Portanto,

 

Apocalipse: 14. 6. E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, 7. dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. 

 

Por Tamires M. Oliveira

Em Cristo, com Cristo e por Cristo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é Jesus?

A mulher e o dragão - Apocalipse 12

Dom do Ensino