Dom do Ensino

 


Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.

De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

Romanos 12:5-7

 



 

INTRODUÇÃO

 

Há muitos professores que estudaram e se aplicam ao conhecimento de modo a repassá-los. E para isso fazem pedagogia ou algum curso com licenciatura. E assim recebem um diploma para lecionar conforme a "bagagem" de conhecimento ao qual se empenhou em aprender.

No entanto, falando com respeito ao Dom de ensino dado por D'us, isso é uma dádiva vinda com o propósito único de edificar o corpo de Cristo que estabelece na terra. Portanto, essa habilidade só obterá aquele que nEle creu e voltou-se para sEu reino, do contrário não haveria necessidade de dar tal dom para quem quer que seja. E a finalidade para qual distribui os dons para cada um, é de acordo com sUa vontade. E todo aquele que para Ele se achega, servindo ao sEu Reino tende a buscar os dons de forma a capacitar-se para esse serviço.

E desta forma hoje aqui quero falar sobre o dom de ensino - Como obtê-lo e saber que o tenho? Preciso que alguém me ensine a ensinar?

Qual o conhecimento e grau que preciso ter para ensinar? E com essas questões e as referências bíblicas pretendo levá-los a reflexão e conhecimento sobre essa capacitação.

 

 

Como obter esse dom? Como sei que o tenho?

 

Pelo Espírito Santo no qual recebeste quando crestes em Jesus Cristo. De acordo com a imposição de mãos mediante presbítero.

Tendo sede de conhecimento e disposição para o serviço ao Reino.

 

 

Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.

Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.

Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.

1 Coríntios 12:1-7

 

-> Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

João 14:26

 

Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.

As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina comparando as coisas espirituais com as espirituais.

1 Coríntios 2:12,13

 

 

Preciso que alguém me ensine a ensinar?

 

Hora tendo recebido a palavra de Revelação acerca do Reino de D'us mediante a fé em Jesus Cristo consequentemente o Espírito Santo te guiará a toda verdade, seja falando em teu espírito de acordo com a leitura da Lei/Doutrina ou mesmo escutando homens maduros na fé que transpassará o conhecimento para seu crescimento espiritual. Logo vendo-se amadurecido/ experimentado na fé também assim fará a outros.

 

Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.

Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.

Gálatas 1:11,12

 

E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.

1 João 2:27

 

->E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.

E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,

Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.

E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.

E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?

E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.

E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.

Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.

E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?

Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

Atos 8:26-35

 

Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.

2 Tessalonicenses 2:15

 

E Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías, e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar.

E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.

Neemias 8:7,8

 

 

Qual o conhecimento e grau preciso para ensinar?

 

O conhecimento que preciso é sobre as sagradas escrituras. Pois, com o conhecimento sobre a Lei/Doutrina eu descubro o vil pecador que sou; e as boas novas do Reino (evangelho) me mostrará a porta de saída da condenação; a saber a salvação por meio de Jesus Cristo, que me revelará os mistérios de D'us e me conduzirá as promessas do Eterno.

E tendo recebido em Cristo a Salvação caminho em novidade de Vida, aplicando sua sabedoria para o exercício de sUa justiça. E então testemunhando sua Verdade com meus lábios e conduta. E de acordo com a  repartição de sEu Espírito eu manifesto o dom para a edificação da igreja. E no ajustamento de todo o corpo desenvolvendo em amor o crescimento para alcançar a medida do varão perfeito.

 

 

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,

E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

2 Timóteo 3:14-17

 

E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

Mateus 4:23

 

 E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.

Atos 15:35

 

E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.

Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João.

Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Aqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus.

Atos 18:24-26

 

->Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

Efésios 4:13-16

 

CONCLUSÃO

 

Se já recebestes o evangelho de Cristo e crido no filho do D'us vivo já adentrastes ao Reino de Deus, fazendo parte da

congregação dos santos. E já tendo sido alimentado com o leite, agora busca um alimento mais sólido para seu desenvolvimento espiritual, no qual te fortificará para enfrentardes toda e qualquer situação. E nessa caminhada testemunharás a identidade do Filho de D'us. Com disposição e boa vontade servirás aos desígnios do Eterno para a edificação de outros, munido dos dons espirituais no qual o Senhor entrega a cada um conforme Ele deseja. E na medida em que se dispõe ao serviço

do reino Ele lhe dará entendimento sobre as "ferramentas" que te dispôs para tal. E conforme o entendimento acerca desse dom te capacitará para feitos cada vez maiores, de forma que Ele seja glorificado.

E quanto ao Dom de ensino, todos que são por Ele discipulados e permanecem em sUa Palavra passam a ensinar a outros, seja pregando o evangelho, seja como pastor que ministra a cada uma de sUas ovelhas, como professor que bem ajusta cada palavra e esclarece o conhecimento de sua Lei/Doutrina para compreensão de todos, ou até mesmo os profetas que distinguem o santo do profano.

E assim, agora passas a viver segundo o Caminho do Senhor, e não mais errante como os gentios (estrangeiros à promessa). Aprendendo e ensinando até que todos cheguemos à medida da estatura de Cristo, o varão perfeito.

 

Tamires Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é Jesus?

A mulher e o dragão - Apocalipse 12