O NOVO NASCIMENTO
O NOVO NASCIMENTO
A Bíblia é bem clara sobre a necessidade de uma pessoa nascer de novo para receber a vida eterna. Jesus cunhou esse termo em João 3:3-7, quando disse a Nicodemos: " Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." Como essa necessidade é tão importante, Satanás a tem atacado com todo o seu poder nos últimos dois mil anos; a arma mais eficiente contra a doutrina do Novo Nascimento sempre foi a confusão.
Felizmente, Jesus tornou esse processo de transformação bem simples, tão simples que todas as pessoas, independentemente de seu grau de instrução ou de inteligência, podem compreender.
Saiba que TODOS os homens nascem pecadores. Romanos 3:23 diz: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus." Essa mensagem é amplamente repetida nas Escrituras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Isso significa que você é um pecador diante dos olhos de um Deus que é santo e que precisa punir todo o pecado.
Como todo homem é pecador imperfeito, e Deus é perfeito, nenhum homem pode salvar a si mesmo. Jesus deixou esse fato bem claro em Mateus 5:48, quando disse: "Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." Se precisamos ser perfeitos aos olhos de Deus, como alguém poderá ter vida eterna? Ninguém irá ao céu tentando ser bom para merecê-lo.
Você precisa estar arrependido dos seus pecados e querer obter o perdão, significa não querer pecar mais. Arrependimento significa mudar radicalmente seu estilo de vida. Isto não quer dizer que você nunca mais pecará, significa que você vai lutar para não pecar. Não se preocupe, o Espírito Santo de Deus lhe dará o poder espiritual para transformar sua vida.
Jesus Cristo morreu como um sacrifício substituto pelos nossos pecados, e agora está oferecendo vida eterna como um Dom Gratuito. Em Romanos 6:23, temos: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." A vida eterna é dom gratuito de Deus por meio do sacrifício de Jesus na cruz. Você não pode comprar a vida eterna, e com certeza não a merece, mas ela é oferecida como um DOM GRATUITO.
Efésios 2:8-9, Paulo reitera: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." Nenhum homem poderá estar diante de Deus na eternidade, e se gloriar que "comprou" sua entrada para o reino. Ao contrário, todas as pessoas somente poderão participar por causa do Dom GRATUITO de Deus, que Jesus obteve com sua morte em nosso lugar na cruz. Em vez de punir os pecados individuais de cada pessoa, Deus acumulou esses pecados sobre Jesus quando Ele estava na cruz. (Isaías 53:2-12).
Como podemos receber esse dom gratuito da vida eterna? "Em Atos 16:25-33, o carcereiro perguntou a Paulo, "Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? "Paulo respondeu: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa."
Nós somos os assassinos que levamos Jesus Cristo para cruz. Para crer realmente, precisamos colocar toda fé e confiança em Cristo, depender somente dEle, saber quem Ele é e que Ele é a única esperança de salvação e vida eterna.
Em João 1:1,14, vemos que Jesus Cristo é igual a Deus, presente com Deus, ou seja, com o mesmo Espírito de Deus, antes do início dos tempos, e o verdadeiro criador do Universo e de tudo o que nele há. Jesus fez repetidamente essa afirmação durante seu ministério. Ele é Deus e é humano ao mesmo tempo, e é essa a razão pela qual Ele usou ambos os títulos durante seu ministério, Filho de Deus e Filho do homem.
O verso 14 ensina que o Filho de Deus, Jesus Cristo, tornou-se homem. Esse ensino torna-se um ponto de separação entre os seguidores de Cristo e do Anticristo. Em 1 João 4:1-3, vemos que se alguém nega que Jesus veio em carne tem o espírito do Anticristo.
Isaías 53:6 prediz exatamente o que Jesus Cristo fez por nós na cruz: "O SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de todos." Somente a sabedoria, a graça e o poder do Deus poderia conceber um Plano de Salvação tão gracioso. A natureza de Deus exige a punição de todo pecado. Ponto final! No entanto, Deus teve um plano por meio do qual um substituto inocente seria punido no lugar do pecador. No Antigo Testamento, Deus permitia que um cordeiro fosse o sacrifício substituto para o pecado; Jesus então se tornou o sacrifício perfeito, para todos os pecados do mundo. Seu sacrifício foi perfeito, nunca precisa ser repetido e salva todas as pessoas em todas as épocas.
Para nascer de novo, você precisa compreender e crer nesse princípio da morte de Jesus na cruz em seu lugar.
Existem tipos de fé que não salvam. Você pode entender intelectualmente os fatos sobre a pessoa de Jesus Cristo, mas essa não é uma fé salvadora. Você pode estar em uma igreja ou em uma seita que ensina muitas verdades sobre Jesus Cristo, maaaaaas, ensina que você precisa fazer outras coisas para ser salvo. Esta também não é a fé salvadora.
Fé salvadora é confiar em Jesus Cristo e nEle somente, para sua salvação.
Efésios 2:8-10
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Isaías 53:6-8
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Você recebe o Dom GRATUITO de Vida Eterna aceitando-o pela fé. Essa é a maior história já contada, sobre a maior oferta que já foi feita, pela maior de todas as pessoas que já viveu. Somente um Deus sábio e gracioso poderia conceber um plano maravilhoso assim por meio do qual os homens pudessem ter seus pecados perdoados, e obter a vida eterna. Deus, por sua própria natureza precisa punir todo pecado, mas como é misericordioso, oferece o Plano da Salvação por meio de Seu Filho Jesus Cristo. Chamamos esse plano de Evangelho, ou Boas Novas!
Jesus removerá seus pecados e transferirá para você a justiça dEle. Isso significa que embora você tenha falhado continuamente em guardar os mandamentos de Deus, falhado em viver de acordo com Sua palavra, Cristo obedeceu perfeitamente toda a lei de Deus. Ele viveu uma vida imaculada, é o sacrifício substituto perfeito; inocente, que Deus aceitou pelos pecados de todo o mundo. Para todos os que aceitarem essa dádiva, tornam-se membro responsável da família de Deus para sempre, seguindo-o e servindo-o. Ele prometeu, "Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." Jeremias 29:13.
Antes de acreditar em Cristo, erámos escravos do pecado e por isso estávamos mortos, a partir do arrependimento passamos a viver. Agora, estamos mortos para o mundo e vivos espiritualmente, reconectados a Deus através do sangue de Cristo.
João 3:16-18 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
Joao 5:24-25 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
Salmo 103:12 Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.
Um indicador do novo nascimento, é a compreensão da Palavra de Deus. Antes de nascer de novo, o "homem natural", não pode compreender as Escrituras porque elas se discernem espiritualmente; 1 Coríntios 2:14 “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.
Quando a Palavra de Deus começar a fazer sentido; a convencê-lo do pecado, esse é um indicador de que você tem o Espírito Santo de Deus habitando em sua vida. O REMIDO obtém uma nova natureza espiritual por meio do novo nascimento, mas não se liberta da velha natureza pecaminosa com a qual nasceu. Portanto, é vitalmente importante que "cresçamos no conhecimento de Jesus Cristo." 2 Pedro 3:18. Precisamos cooperar com o Espírito Santo durante o tempo em que vivemos rodeados pelo pecado neste mundo. O Espírito Santo literalmente passa a residir dentro de nós quando nascemos de novo e nunca nos deixará ou esquecerá desde que continuemos respaldados na Palavra.
A salvação por meio do sangue que Jesus derramou no Calvário lhe dá um relacionamento pessoal e profundo com o Espírito Santo enquanto você viver!!
Quando você começar a ler a Bíblia, compreenderá a maravilhosa profundidade do relacionamento que pode ter com o Criador! A salvação produz um relacionamento que enriquecerá diariamente sua vida!
Equipe Entre Dois Mundos
Comentários
Postar um comentário